O primeiro disco da banda carioca Black Rio é um clássico do soul/funk brasileiro que reúne vários outros estilos musicais como samba e até baião. Assim como praticamente todos os álbuns já citados nesse blog, o disco está presente na lista dos cem melhores álbuns da música brasileira pela revista Rolling Stone, tendo ocupado a trigésima oitava posição.
A primeira e melhor música desse disco instrumental, Maria Fumaça, já dá uma ideia de como o álbum todo vai soar: animado e dançante, sendo impossível não lembrar de James Brown já nos primeiros segundos. Essa música, que também dá nome ao álbum, chegou a ser tema de abertura de novela da globo na época. Em várias canções como Na baixa do sapateiro e Leblon via Vaz Lobo é possível ouvir o som de instrumentos musicais como cuíca e ganzá, deixando evidente a influência de samba no álbum. Mr Funky Samba é a terceira música do disco e mantém o estilo já demonstrado nas duas músicas anteriores, ficando ao lado da música título como a melhor desse álbum. Uma coisa muito legal é prestar atenção na linha de baixo incrível que esse disco possui, resultado do trabalho do baixista Jamil Joanes, que já trabalhou com vários outros artistas de peso como Gonzaguinha, Luiz Melodia, Gal Costa e Tim Maia.
A sexta música desse disco é a famosa Baião, de Luiz Gonzaga. Uma versão funk desse clássico da música brasileira onde novamente o baixo de Jamil Joanes se destaca. O álbum continua com o funk característico desse grupo até chegar na última música, Junia, a mais calma de todas.
Após a gravação de Maria Fumaça a banda Black Rio gravou junto com Tim Maia o álbum Disco Club, um dos mais importantes da sua carreira, e continuou na ativa até o falecimento do saxofonista Oberdan Magalhães em 1984, tendo retornado após longo tempo para gravar o disco Rebirth somente no ano 2000. Hoje a banda possui uma agenda cheia de shows que incluem países como Inglaterra e Itália, e segue com uma filosofia destacada no seu próprio site oficial: ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros
Link para ouvir Maria Fumaça no Spotify:
Nenhum comentário:
Postar um comentário